pdf Boletim pontes 33

Por 49 downloads

Catequese: alegria do encontro com Jesus Cristo, documento desenvolvido pela Comissão Episcopal para a Educação Cristã e Doutrina da Fé para responder a uma preocupação urgente da catequese, o abandono da prática Cristã por muitos Adolescentes e jovens.

Surge na sequência da visita “ad limina” dos Bispos das Dioceses Portugueses, o Papa Francisco alerta que a catequese não deve apenas propor conhecimentos cerebrais, mas o encontro pessoal com Jesus Cristo, vivido em dinâmica vocacional. Pede aos catequistas e às comunidades que se passe do modelo escolar ao modelo catecumenal.

A iniciação segundo o modelo catecumenal faz-se à maneira de uma caminhada progressiva, dentro da comunidade dos fiéis. Esta, juntamente com os catecúmenos, medita no valor do mistério pascal e renova a sua própria conversão; e deste modo, com o seu com o seu exemplo, leva-os a seguirem generosamente o Espírito Santo.

O documento pretende assim ser um instrumento para a reflexão, por todos os agentes da catequese, sobre o caminho já realizado e as mudanças necessárias no atual modelo de catequese.

É importante o contributo de todas para a finalização do documento, para isso pede-se aos catequistas que leiam o documento (ler, meditar, ruminar … ) e preferencialmente em grupo, respondam às questões colocadas no fim de cada capítulo.  Os frutos da reflexão devem ser partilhadas através do formulário disponibilizado na internet, para recolha de cada contributo.