Imprimir

Homilia na celebração da Vigília Pascal B 2012

Escrito por José Luís. Publicado em Homilia da Semana

«Ressuscitou. Não está aqui» (Mc.16,6)!

1. Um jovem faz de “sentinela da manhã de Páscoa” e vem dizer-nos, nesta noite, «mais clara que o dia»: «Ressuscitou. Não está aqui. Vai adiante de nós! Ressuscitado, Ele é o verdadeiro Sol nascente, a erguer-se, por sobre nós mortais! Ele é o pascal cordeiro, que nesta manhã da nova criação, nos reconduz ao Paraíso! Ressuscitou”. E cada um de nós, que percorreu, de noite, o longo caminho da aliança e da esperança, pode exclamar: Esta, sim, é “a madrugada, que eu esperava, o dia inicial inteiro e limpo, onde emergimos da noite e do silêncio e livres habitamos a substância do tempo” (Sophia). A Cristo pertence o tempo e a eternidade. Aleluia!

2. Cristo ressuscitado vive, agora, infundindo em nós toda a sua energia vital. De maneira oculta, mas real, vai impelindo a nossa vida para a plenitude final. Ele é a lei secreta que dirige a marcha de toda a vida. Ele é o coração do mundo. Por isso a Páscoa é a festa para os que se sentem sós e perdidos, ou mortos por dentro. A festa para os que se sentem angustiados pelo peso da vida. A festa de todos os que se sabem mortais e que descobriram em Cristo ressuscitado, a esperança de uma vida de qualidade, de uma vida em cheio, que nunca mais acaba! Aleluia!

3. Conscientes desta libertação trazida por Cristo, celebremos, em festa, e na gloriosa liberdade dos filhos de Deus, a alegria da Páscoa, que faz de nós criaturas novas, gente ressuscitada! É uma festa, que se renova em cada domingo, «o primeiro dia da semana», no mistério da Eucaristia! Se guardarmos «o Domingo», a páscoa semanal, maravilhados no repouso em Deus, com o tempo livre e liberto, para os outros, também o Domingo nos guardará! E iremos e viremos desta festa da Eucaristia, cada vez mais vivos e ressuscitados, repletos daquela paz e daquela alegria da Páscoa, que só Cristo nos dá! Cristo Ressuscitou! E está aqui! Aleluia!

Clique aqui para obter as Homilias para o Tríduo Pascal 2012

Clique aqui para obter Liturgia Batismal na Vigília Pascal (com batismo de adulto)

Comente e partilhe

Share on Myspace